sexta-feira, 7 de março de 2008

As Mulheres das Tranças Longas

Weldish, uma vila vaga e perdida no meio de um vale profundo, no mapa de País de Gales, era célebre nas redondezas devido aos ornamentos e aos penteados das senhoras desta terreola.
As mulheres altas, esbeltas, com um ar superior a qualquer ser conhecido ou imaginário, o ar frio de mulheres poderosas, pairam nas maiores altitudes. O 'chamamento' de visitantes a Weldish, eram as mulheres com enormes tranças. Tranças essas loiras, ruivas, pretas, cor-de-chocolate, cor-de-framboesa e até de avelã. Tranças apetecíveis aos olhos invejados dos visitantes. Essas mulheres eram como monumentos de uma cidade lendária espantosa. Todos as olhavam com ar de espanto e agonia. E porquê agonia, se estas mulheres tinham uma beleza incontrolável? Pois, atrás daqueles bustos frios e conscientes do seu domínio, com longas tranças ornamentadas com flores secas e com fios de pérolas que enchiam as suas tranças de mais brilho, escondiam-se mulheres frágeis, débeis, e o seu interior estava pronto a cair como o Muro de Berlim. Mas nenhuma destas características eram reveladas a ninguém, nem mesmo a si próprias, pois queriam interiorizar da melhor maneira, a imagem que passavam para o Mundo exterior ao 'seu'.
Existia um rapaz, sim, um rapaz chamado Belchior. Este, admirava as Mulheres das Tranças Longas, que era este a denominação dessas mulheres, e sonhava ter tranças longas como elas, deixando que todos que as admirasse, captassem a sua luz resplandescente. Portanto, Belchior decidiu fazer umas tranças, pois tinha o cabelo doirado como um campo de trigo. Todos os habitantes da aldeia ficavam zangados com tamanha afronta e imitação. Aquelas Mulheres das Tranças Longas, eram Ícones para Weldish. Por isso, os Homens, não gostavam de Belchior, pois achavam que ele queria ter a mesma reputação que as Mulheres das Tranças Longas.
Belchior nunca mais tirou as tranças, e a partir daí, mostrou poder e determinação, e todos os Homens que possuiam o cabelo comprido, faziam tranças que lhe batia no fundo das costas.
Apesar de tudo, as Mulheres das Tranças Longas, 'eram as Mulheres das Tranças Longas', e à vista do 'Mundo Exterior' a Weldish, os Homens não lhes chegavam 'à planta do pé'. Mesmo assim, existia respeito ao sexo masculino da vila.
E Weldish, ao longo dos tempos, 'continuou a ser Weldish', porque Nunca deixou de ser como era, e Nunca perdeu o seu maior monumento e 'chamariz', as Mulheres das Tranças Longas.

Sem comentários: